Parque Linear


“O Parque Linear é uma categoria de parques que buscam preservar sistemas ecológicos contínuos e as matas nas bordas de rios e córregos. Neste projeto pretendemos conectar o Sertão do bairro Córrego Grande, onde temos a nascente no poção, com o Manguezal do Itacorubi.”, explica o professor Cezar Floriano, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, o Projeto do Parque Linear, prevê áreas de reflorestamento, ciclovias ligando os bairros, espaços para trilhas e áreas de passeio.

Para dar visibilidade para esse Parque estudantes do curso de História da UDESC em conjunto com  alunos da 8º série da Escola Básica Municipal Padre João Alfredo Rohr, no bairro Córrego Grande vão atuar dentro de um projeto pedagógico para promover o exercício a cidadania e o reconhecimento do espaço público.

O projeto elaborado pelos acadêmicos no primeiro semestre de 2010 propõe para os estudantes o pensamento critíco e a reflexão sobre a falta de políticas públicas em Florianópolis para controlar, fiscalizar, organizar e planejar o crescimento urbano da cidade. Isso levado muitas comunidades a se organizarem em torno de uma entidade ou associação, com objetivo de propor a discussão sobre os problemas ocasionados pelo acelerado crescimento populacional e sobre a expansão da urbanização nos bairros.

Se por um lado, essa urbanização atende a algumas necessidades das comunidades (saneamento básico, iluminação pública, asfaltamento das ruas e avenidas) por outro ela reduz os espaços públicos ainda existentes em detrimento da expeculação imobiliária (construção prédios, condomínios residenciais, supermercados e shoppings).

Córrego Grande

O bairro Córrego Grande está localizado na parte central de Florianópolis em Santa Catarina, em seu entorno ficam os bairros Pantanal, Trindade, Santa Mônica e Itacorubi. O nome do bairro Córrego Grande se deve ao rio de mesmo nome que cruza o bairro, juntando-se posteriormente ao Rio Itacorubi, tendo sua foz junto ao Manguezal do Itacorubi, localizado na baía norte da Ilha de Santa Catarina.

No Córrego Grande encontramos uma cachoeira que deságua no chamado de Poção, uma piscina natural de dimensão aproximada de 10 m x 4 m. Localizada em meio à Mata Atlântica, dentro do Parque Municipal do Maciço da Costeira, uma área que ainda não foi implementada na prática como parque, mas já está protegida por lei.

A água que se origina da cachoeira do Poção transforma-se num riacho doente na medida em que tem contato com habitações humanas. Entretanto, é possível recuperá-lo a baixo custo e transformá-lo no primeiro corredor verde de Florianópolis, ligando ecossistemas (da Mata Atlântica até o Manguezal do Itacorubi).

Além disso, a preservação dessa área especificamente da região do Poção manteria a sua função natural de contenção da força das chuvas, reduzindo com isso as enchentes no bairro. As obras beneficiariam, sobretudo a população dos bairros: Itacorubi, Córrego Grande, Santa Mônica e Parque de São Jorge.

Plano Diretor Participativo

O Plano Diretor Participativo, aprovado pela população da micro-região da Bacia do Itacorubi, prevê um parque ao longo de todo o Córrego Grande, desde o riacho que nasce no Parque Municipal do Maciço da Costeira. Este parque começa no “Poção”, no bairro Córrego Grande. 

Para tornar o Parque Linear realidade alunos da 8º série da Escola Básica Municipal Padre João Alfredo Rohr no segundo semestre de 2010, vão realizar uma campanha publicitária falando sobre a importância do parque para eles próprios enquanto moradores e para a cidade.

O desafio é criar imagens sobre algo que não existe utilizando ferramentas de comunicação e meios midiáticos para publicizar o Parque Linear. A escolha do modelo campanha publicitária para trabalhar com os alunos se deve pela maneira como os jovens se relacionam atualmente com tecnologias da comunicação já que são sujeitos criados na sociedade midiatizada.

Para isso, serão realizadas atividades em sala de aula as etapas de criação de uma campanha publicitária desde a discussão sobre o Parque Linear, formulação de um conceito, produção de texto, elaboração de uma identidade visual - logomarca, criação de uma comunidade no Orkut, grupo de discussão no Twitter, confecção de folder impresso e de um Blog.

O tema Parque Linear foi escolhido, pois aproxima os jovens envolvidos no projeto de criação do Parque Linear de maneira que atuem como seres sociais ativos, exercendo na prática sua função como cidadão.

A campanha publicitária vai trabalhar com elementos para colocar os jovens em situações que os permitam na pratica o exercício a cidadania e o reconhecimento do espaço público, adquirindo conhecimento a respeito dos seus direitos e deveres, bem como da história de seu bairro.

Ao final esperrasse que os alunos reconheçam o Parque Linear como um projeto importante para a população de Florianópolis, pois visa à preservação do meio ambiente e o respeito ao espaço público.


Clique aqui e leia a íntegra do Projeto