quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O inicio... (Aula 11/08/2010)



Para colaborar com a divulgação e a concretização do Parque Linear, acadêmicos do curso de História da Udesc e os alunos da 8ª série da Escola Padre Rohr, no bairro Córrego Grande em Florianópolis, atuaram no segundo semestre de 2010, no projeto de divulgação do Parque. Na primeira aula, com duração de 1 hora e 20 minutos, a proposta foi estabelecer uma discussão sobre o Plano Diretor Participativo da cidade, procurando sabe o que cada um entendia o que seria o Plano Diretor Participativo, para explicar o que é o Parque Linear, como ele surgiu e qual a função da comunidade ao participar das discussões sobre o Parque. A aula teve como objetivo provocar um pensamento reflexivo sobre a atuação de cada cidadão dentro da sociedade, seus direitos e deveres, de maneira que os alunos percebem-se como é possível contribuir para melhorar o local em que vivem. Para a primeira aula  foram preparados três momentos: discussão sobre o Plano Diretor e o conceito de cidadania, em seguida foi realizada a apresentação do projeto e das atividades que seriam realizadas pelos alunos e no final da aula, os alunos fizeram pesquisa na internet, buscando encontrar diferentes tipos de logomarcas, e a proposta foi utilizar as referências que cada um deles encontrou para problematizar a utilização da publicidade.
  
Dentro da discussão sobre cidadania os alunos assistiram a um vídeo que trata da importância de se tomar uma atitude para fazer a diferença [clique aqui e assista ao vídeo].  O filme tem a iniciativa como tema, o sentimento de ajudar ao próximo, o senso de cidadania para o bem geral da comunidade. Para conhecer um pouco o perfil da sala de aula, foi distribuído um questionário quantitativo para cada um dos estudantes. As respostas vão auxiliaram na realização de atividades praticas [ver resultados em anexos]. A partir da discussão do Plano Direto foi feita a apresentação da campanha publicitária para o Parque Linear. Foram destacadas as atividades que farão parte das aulas  a qual irá contar com a participação dos alunos para a criação da identidade visual e peças publicitárias como anúncios, cartazes, vídeos. E também toda a interatividade de repercussão das discussões nas redes sociais como: Blogs, Orkut e Twiter).

Galera na atividade

Ao final os alunos realizaram uma atividade pratica. A proposta era pesquisar na internet imagens/fotos de marcas para estimular a discussão com a temática: O que é uma marca?  A intenção iniciar uma aproximação sobre o que é uma Campanha Publicitária, mantendo o foco no conteúdo que é o Projeto do Parque Linear.  

Foi interessante perceber que as imagens selecionadas pelos alunos estavam ligadas ao consumo (alimentação, vestuário e automóvel). Isso possibilitou discutir o valor de uma marca, quais os sentidos, sentimentos que uma marca passa. O que ela realmente representa? Quais outras marcas que fazem parte do nosso cotidiano e que não reconhecemos. (Ex: Prefeitura de Florianópolis). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário